Marcos Urarte

Espanha


Engenheiro industrial e Engenheiro de Sistema pela Universidade de Fujitsu Limited em Tóquio (Japão). Programa Direção pelo IESE. Diplomado em Controle de Gestão por ESADE. Diplomado em Estatística pelo IES; Diplomado em Direção Comercial e Mestre em Marketing por EADA. Mestre em Direção Estratégica das Tecnologias da Informação pelo Colégio Oficial de Engenheiros de Caminhos, Canais e Portos de Barcelona. Professor das principais Escolas de Negócios e professor convidado, de Massachusetts.

Institute of Technology (MIT), Universidade Nacional de Singapura (NUS), que aparece como a melhor Universidade da Ásia, Universidade de Barcelona, Universidade Autônoma de Barcelona, UPF Barcelona School of Management, Universidade Politécnica da Catalunha, Tech Talent Center da UPC, Colégio de Engenheiros e Caminhos, Canais e Portos, Universidade Foro Europeu de Navarra, Universidade Francisco Vitoria (IDDI), Universidade de Notre Dame (Indiana– USA), Universidade da Havana (Cuba), Universidade da Empresa de Montevidéu (Uruguai), Universidade de Artes, Ciências e Comunicação (UNIACC) do Chile, Universidade de Santiago de Chile, Universidade de Lima (Peru), Universidade Peruana de Ciências Aplicadas (UPC) de Lima (Peru), Universidade de Israel, Universidade Tecnológica Empresarial de Guayaquil (Equador), Escola Superior Politécnica de Chimborazo (Equador), Faculdade de Administração de Empresas de Riobamba (Equador) e do IDE Business School do Equador.

Colaborador acadêmico do “International Center for Leadership Development”, do “Corporate Leadership Campus”, do Centro Superior de Estudos da Defesa Nacional (CESEDEN), da Escola Superior das Forças Armadas (ESFAS), do Instituto Universitário de Investigação sobre Segurança Interior e do Instituto Nacional de Administrações Públicas (INAP). 

Tem publicado nas mais prestigiosas como a Harvard Business Review e é conferencista habitual nos mais prestigiosos eventos e congressos. Coautor dos livros “Forjadores de líderes”, “Em clave de talento”, “Patologias das organizações”, “Liderança humanista e de serviço”, “O Management do século XXI”, “Consultores imprescindíveis para ganhar competitividade. 10 casos de êxito”, “Pensadores pelo mundo”, “Chaves do management”, “Humanismo empresarial e qualidade diretiva”, “No Limits” e “A nova liderança”. 

É um dos profissionais que aparece no estudo internacional “Imprescindíveis do Management” realizado em 2014 pelo ECOFIN, ao lado de Michael Porter, Peter Drucker, Daniel Goleman, Paul Krugman e Peter Senge. Em um estudo publicado por Harvard, se realiza a seguinte menção: "O professor Urarte em seus últimos estudos contribuir com uma série das ideias mais novas, frescas e irruptivas sobre o mundo das empresas, dos últimos cinco anos, o que o converte em um referente imprescindível para entender o que está acontecendo e acontecer”. 

Membro da Junta Diretora da Associação Catalã de Empresas Consultoras (AEC), do Conselho da Catalunha da Associação Espanhola de Diretores (AED), da Junta Diretora da Associação Espanhola de Planejamento Estratégico (AESPLAN), do Conselho Editorial da publicação “MANAGER Business Magazine”, do Conselho de Redação da Revista "Contabilidade e Direção", do Conselho Editorial da revista “Executive Excellence”, da Comissão de RSC de AEDIPE, do Comitê do Instituto de Análise de Intangíveis, da Junta Diretora do Club de Inovação e Tecnologias de CECOT, do Advisory Board do BIBC (Barcelona International Business Club), do Conselho Assessor do Colégio de Engenheiros de Telecomunicações da Catalunha e do Conselho Assessor do Cercle d’Economia de Menorca. Secretário e Patrocinador da “Fundação Eduardo Punset. Redes para a compreensão pública da ciência”. Pertence ao Jurado dos Prêmios de Responsabilidade Social Corporativa de CONÉTICA e ao Comitê de Avaliação dos Prêmios Empreendedores organizados pelo Grupo Recoletos. Sua biografia figura na enciclopédia “Personagens da Catalunha” e em “Quem é Quem no TopTen Speakers Spain”. Presidente do Grupo PHAROS. 

Membro dos Think Tank “Club de Roma”, “International Institute for Strategic Studies (IISS) do Reino Unido”, “Instituto Elcano” e do “Club de Geopolítica”. Consultor Estratégico e Organizacional em mais de 100 entidades públicas e privadas da Espanha Latino-américa. Participa, como conselheiro independente, em diversos Conselhos de Administração e Assessores de prestigiosas companhias. Pertence ao Grupo de Reflexão Estratégica do Estado Maior da Defesa e da Comissão de Prospectiva Estratégica do Instituto de Estudos Estratégicos de Espanha (IEEE). Colaborador do Banco Mundial e do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Membro do Top Ten Management Spain. Prêmio “Most Valuable Speaker 2011 e 2015”, ao Melhor Diretor de 2016 entregado por AEFOL e ao Melhor Conferencista de 2016 entregue pela revista EJECUTIVOS. Prêmio ao melhor professor 2014 do “Programas Executive” em EAE, uma das 50 melhores escolas de negócios do mundo. Suas áreas de especialização são: Geoestratégia e tendências em um Mundo VUCA, Prospectiva Estratégica e Estratégia das Organizações (públicas e privadas), Competitividade e Modelos de Negócios, Ecossistemas de Inovação e Transformação Digital, Organizações Exponenciais e Gestão da Dualidade, Customer Experience, Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas, e Transformação das organizações.